Relacionamento entre banco de dados e SQL

Para entendermos o relacionamento entre banco de dados e linguagem SQL temos que entender primeiro o seu conceito. Vejamos o que é um banco de dados.

Banco de Dados

Um banco de dados é uma coleção organizada de informações tratadas como uma unidade. A finalidade de um banco de dados é coletar, armazenar e recuperar informações relacionadas para uso através de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD).

Banco de dados armazena os dados, os dados podem ser do tipo texto, número, mídia (áudio, vídeo, imagem), todas informações sobre os dados armazenados são organizados pelo Objeto Schema.

Objeto esquema (Schema)

Uma característica de um SGBDR é a independência do armazenamento físico de dados e de estruturas de dados lógicos. No Banco de Dados Oracle, um esquema (Schema) de banco de dados é uma coleção de estruturas de dados lógicas ou objetos de esquema. Um usuário do banco de dados possui um esquema de banco de dados, que possui o mesmo nome que o nome do usuário, ou seja, ao criar o Usuário Renan no banco de dados, automaticamente cria-se um esquema com o mesmo nome Renan. O banco de dados suporta muitos tipos de objetos, dos quais os mais importantes são Tabelas e Índices. O objeto de esquema é um tipo de objeto de banco de dados. Alguns objetos de banco de dados, como Profiles e Roles, não residem em esquemas. Vamos falar dos dois principais objetos de esquema que são as Tabelas e Índices.

Tabelas

Uma tabela descreve uma entidade, como funcionários. Você define uma tabela com um nome de tabela, como funcionários e um conjunto de colunas. Em geral, você atribui a cada coluna um nome, um tipo de dados e uma largura ao criar a tabela. Uma tabela é um conjunto de linhas. Uma coluna identifica um atributo da entidade descrita pela tabela, enquanto uma linha identifica uma instância da entidade. Por exemplo, os atributos da entidade de funcionários correspondem às colunas de ID e sobrenome do funcionário. Uma linha identifica um funcionário específico. Você pode, opcionalmente, especificar uma regra, chamada de restrição de integridade (constraint), para uma coluna. Um exemplo é uma constraint NOT NULL. Essa restrição força a coluna a conter um valor em cada linha.

Índices

Um índice é uma estrutura de dados opcional que você pode criar em uma ou mais colunas de uma tabela. Os índices podem aumentar o desempenho da recuperação de dados. Ao processar uma solicitação, o banco de dados pode usar índices disponíveis para localizar as linhas solicitadas com eficiência. Os índices são úteis quando os aplicativos consultam uma linha ou um intervalo específico de linhas. Os índices são logicamente e fisicamente independentes dos dados. Assim, você pode descartar e criar índices sem efeito nas tabelas ou outros índices. Todas as aplicações continuam funcionando depois que você excluir um índice.

Um requisito geral para um SGBD é aderir aos padrões ANSI estabelecidos para uma linguagem de acesso a dados que o utilizado é o SQL.

SQL – Linguagem de consulta estruturada

SQL é a sigla para Structured Query Language, o SQL possui comandos que interagem com banco de dados, o mais utilizado é o comando SELECT que faz consulta ao banco de dados, acessando as informações armazenadas no banco de dados.
O SQL é uma linguagem que fornece uma interface para um SGBD, como o banco de dados Oracle. Em contraste com as linguagens procedurais, como C, que descrevem como as coisas devem ser feitas, o SQL é não-procedural.

SQL é a linguagem padrão ANSI para bancos de dados relacionais. Todas as operações nos dados em um banco de dados Oracle são executadas usando instruções SQL. Por exemplo, você usa SQL para criar tabelas e consultar e modificar dados em tabelas.

Uma instrução SQL pode ser considerada como um programa ou instrução de computador muito simples, mas poderoso. Os usuários especificam o resultado que desejam (por exemplo, os nomes dos funcionários) e não como obtê-los. Uma instrução SQL é uma cadeia de texto SQL como a seguinte:

SELECT first_name, last_name FROM funcionários;

As instruções SQL permitem que você execute as seguintes tarefas:

  • Dados de consulta
  • Inserir, atualizar e excluir linhas em uma tabela
  • Criar, substituir, alterar e descartar objetos
  • Controle o acesso ao banco de dados e seus objetos
  • Garantir consistência e integridade do banco de dados

O SQL unifica as tarefas anteriores em um idioma consistente. O Oracle SQL é uma implementação do padrão ANSI. O Oracle SQL suporta vários recursos que se estendem além do SQL padrão.

Conclusão

Um banco de dados é uma coleção organizada de informações e é organizado através do objeto esquema, alguns objetos pertencem ao esquema e outros não, os principais que pertencem ao esquema e que vimos nesse tópico são tabelas e índices mas há outros, e os que não pertencem ao esquema como o User e Roles.

A finalidade de um banco de dados é coletar, armazenar e recuperar informações relacionadas para uso através de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) o Oracle é um SGBD. Através do SGBD é que podemos usar o SQL.

O SQL é uma linguagem de acesso aos dados, através dessa linguagem podemos coletar, armazenar e recuperar informações do banco de dados, que é basicamente um repositório de informações.

Resumo

Banco de dados é um repositório de informações (texto, número e outros) e através de comandos SQL temos o acesso a essas informações.

Fonte Bibliográfica

Oracle Databases Concepts